Semanas antes desse jantar inaugural (a minha primeira incursão no Muti), tínhamos combinado almoçar no Época - um dos meus lugares favoritos no Porto.
- Vou criar um projecto audiovisual e preciso de dicas tuas para falar para a câmara. - disse-me Garibaldi. Pareceu-me um óptimo pretexto para matar saudades dos melhores Ovos Turcos da cidade. Criatividade e comida: I’m in.
O gelo quebrou no momento em que demos com o Época fechado. Que pontaria.
- Imaginei que fosses o tipo de gastrónomo que sabe os horários de cor - disse eu a tentar ter graça. Acabámos por almoçar no Sabores & Açores no CC Miguel Bombarda, onde percebemos que um almoço não seria suficiente para debatermos sobre este mundo e o outro. Resolvemos que haveríamos de jantar, com o decoro necessário a um date oficial, com reserva antecipada e bilhetes para o teatro na hora seguinte. Tudo a que a pessoa tem direito.
Entre o “dia do Época/Açoreano” e o primeiro encontro oficial passaram-se semanas de promessas gastronómicas e horas de conversa sobre os locais e as degustações mais ambiciosas.
Na manhã do prometido dia acordei sem fome.
- Quem és tu e o que fizeram à Anita? - pensei ao abrir a persiana. Tudo o que queria era impressioná-lo com os meus dotes de comensal. Estaria doente? Pelas 14h achei melhor beber um chá verde e comer uma torrada, tal era a dificuldade em aceitar a minha falta de apetite. O mais certo seria ter-me deixado apoderar por alguma enfermidade do foro gastrointestinal.
Às 19h eu estava pronta. No estômago um emaranhado pior que os fones que se encontram no fundo da minha mochila. Botas calçadas (chovia a rodos) e casaco em punho, em ânsias para sair de casa e fazer duas das minhas coisas favoritas: comer e ver teatro.
Para quem já esteve em Itália e anseia por um regresso em breve, a forma mais rápida é sentar-se à mesa no Muti na Rua da Picaria, no Porto. Quem nunca esteve pode provar ali a vera pizza napoletana - distinção da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), uma espécie de estrela Michelin das pizzas, que reconheceu em 2019 com este selo de qualidade o espaço de Vincenzo Marino.
Garibaldi, certo do quanto eu salivaria por uma burrata fumada, estranhou que eu tivesse sugerido saltarmos as entradas e pedirmos a pizza. Depois de toda a fanfarronice gastronómica que eu tinha usado para lhe fazer charme, Garibaldi pergunta sem duvidar:
- Uma para cada um, certo?
- Certíssimo - assenti eu.
Minutos depois eis o pedido na mesa. À minha frente a incomparável Pizza Muti: a massa fina com rebordo fofo, leve como se quer depois de 24 horas de fermentação, a burrata no centro, pronta a envolver-se com a fiore de latte e a contrastar com o presunto de parma.
Pensava:
- Tu consegues. Uma fatia, já está. Ufa. Garibaldi já vai a meio. Despacha-te. Duas fatias, nada mal. Garibaldi terminou e cruzou os talheres. Mais dois dedos de conversa e metade já está. Só mais uma senão ele vai achar que és uma esquisitinha com a mania das dietas. Mais uma trinca e pronto.
Respirei fundo e arrisquei tudo:
- Não consigo comer mais, queres a minha metade?
- Não consegues comer mais? Estás com borboletas na barriga? - atirou carinhoso, fitando-me com um ar provocador.
Em segundos o alívio que desejara o dia todo. Estava decifrado o mistério da minha falta de apetite. O meu diagnóstico estava certo. Eram problemas da barriga. Os nervos do primeiro date haviam afectado a zona onde eu tinha depositado toda a minha esperança para esta conquista. O objectivo de me exibir como comensal encartada estava fora de jogo e havia agora que entregar todo o meu empenho ao que eu fazia melhor: conversar. Com a barriga apertada num misto de nervos e entusiasmo, procurei explicar-lhe que havia qualquer coisa nele que me deixava inquieta. Não sabia se era o facto de me sentir vista, ouvida ou desvendada.
Garibaldi ouviu-me com os seus olhos de alma sábia e disse:
- Da próxima podemos ir ao cinema já jantados, se quiseres. Assim tenho a certeza que não passas fome.
Os encontros sucederam-se. Entre filmes, espectáculos de teatro e exposições, o meu apetite foi voltando à normalidade. Meses mais tarde, regressámos ao Muti para a prova final. Depois do banquete completo onde figuraram uma burrata fumada, uma foccacia com alho, uma pizza para cada um e um tiramisú, Garibaldi constatou o embuste inicial. Agora, é vê-lo implorar para que não lhe roube o último pedaço e deixe as suas sobremesas em paz.
Anita