Tudo o que precisas de saber sobre matcha

por Ana Luísa Santos
Tudo o que precisas de saber sobre matcha
©️ Estúdio Cozinha

Uns dizem que sabe a relva. Outros garantem sentir o paladar de chocolate negro, de vinho tinto e até mesmo de peixe. Mas afinal, que sabor “mátchico” é este que tem vindo, aos poucos, a conquistar o Ocidente?

Apesar de hoje ser tendência nos grandes centros urbanos na Europa e nos Estados Unidos, a matcha é uma bebida consumida no Japão há vários séculos. Em termos simples, matcha é chá verde reduzido a um pó fino - resultado da moagem das folhas mais recentes da planta do chá, a Camellia sinensis - e misturado com água quente.

No entanto, as semelhanças com o chá verde como tradicionalmente o conhecemos, seja em folha solta ou em saquetas, são poucas. Uma das grandes diferenças entre estes dois chás é que o arbusto da matcha é sombreado, no mínimo, 20 dias antes da sua colheita, obrigando a planta a produzir mais clorofila, fazendo aumentar os níveis de L-Teanina, um aminoácido produzido naturalmente na planta do chá e em alguns cogumelos. Apesar de a produção de matcha se espalhar por cerca de vinte regiões pelo Japão, há cinco que se destacam: Shizuoka, Kagoshima, Mie, Kyoto (Uji) e Fukuoka. A produção está concentrada, sobretudo, no Sul do país, onde as condições climáticas são mais favoráveis ao crescimento da planta, que se dá bem com chuva, sol e uma distinção clara entre as temperaturas que fazem durante o dia e durante a noite.

As boas condições para o seu desenvolvimento vão resultar num matcha com sabor vegetal, ligeiramente adocicado e com notas de erva. Um mau matcha poderá ter um paladar extremamente amargo e com sabor a peixe.

Hoje, milhares de fotografias da bebida conhecida pelo seu verde vibrante inundam as redes sociais, em publicações que a apresentam da forma tradicional - preparada apenas com água -, mas também de formas ousadas, com bebidas vegetais, puré de frutas, xaropes saborizados e muitas outras combinações. Mas a matcha encontrou caminho para lá das bebidas, surgindo também em gelados, bolachas, chocolates, bolos, panquecas e brownies.

COMO SURGE A MATCHA?

A matcha, e o chá no geral, são muito associados ao Japão, mas as origens encontram-se noutro país. Como escreve Charlene Wang de Chen, no artigo What Emoji Tell Us About the History of Tea, publicado no Smithsonian Magazine, o chá era “inicialmente uma bebida medicinal”, mas “tornou-se uma bebida do dia a dia pelo século III, com membros da elite da sociedade chinesa a considerar o ato de beber chá como um passatempo de prazer. Pelo século VIII, durante a dinastia de Tang, a cultura chinesa do chá estava a florescer, dando origem a cerimónias do chá e eventos sociais, bem como arte e literatura inspirada na bebida”. Ao longo dos séculos a bebida foi democratizando-se, acabando por ser apreciada por todos os estratos sociais. No Japão, a elite começou a beber chá no século VIII, mas o seu “cultivo doméstico e apreciação apenas chegou no século XII, quando o monge Budista Eisai popularizou a bebida. Enquanto estudava Budismo Zen num mosteiro na China, Eisai teve conhecimento de uma bebida que os outros monges consumiam para se manterem alerta durante a meditação: o chá verde”. Depois de regressar ao Japão, o monge “estabeleceu uma prática chamada the way of tea [em português, “cerimónia do chá”], na qual a preparação perfeita do chá se tornou um exercício de devoção que honrava a beleza encontrada num mundo imperfeito”, lê-se na enciclopédia Brittanica.

Bem mais recente foi a introdução do matcha no Ocidente, mais concretamente nos Estados Unidos, no início dos anos 2000, quando este começou a ser vendido em lojas direcionadas para o bem-estar. No entanto, só cerca 15 anos depois, a bebida tornou-se moda, à boleia das tendências do bem-estar e dos superalimentos. Pouco depois, as redes sociais e os influenciadores acabaram por solidificar o estatuto de tendência do matcha, que acabou por ser introduzido nos menus de grandes cadeias de cafés, como o Starbucks. Atualmente, há dezenas de lugares em Portugal onde é possível sorver a bebida, nas suas mais diversas variações. Prevê-se que a procura por matcha continue a crescer pelo mundo, estimulada pela procura de opções energizantes e funcionais.

OS BENEFÍCIOS DA MATCHA VÃO MUDAR A MINHA VIDA?

Gostávamos de dizer que sim mas, à partida, a vossa vida vai continuar igual, apesar de muitos consumidores regulares de matcha mencionarem melhorias a nível físico e mental. Contudo, apesar de algumas sensações serem facilmente explicadas - como o estado de alerta, que pode ser um dos resultados da cafeína, por exemplo -, há outras que a ciência ainda está a tentar explicar.

O que é certo é que o chá verde é rico em polifenóis, que têm propriedades antioxidantes, e que estão associados a uma redução ligeira dos níveis de colesterol e da pressão arterial em humanos, como escrevem Justin Roberts e Henry Chung, no artigo Matcha tea: what the current evidence says about its health benefits, publicado no The Conversation. Os autores referem ainda que é possível que o chá ajude a reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca, diminua o risco de certos tipos de cancro e afete o metabolismo ao potenciar a capacidade do corpo de queimar gordura durante o exercício físico, mas mais pesquisa é necessária para corroborar estes efeitos.

Os benefícios associados à saúde cardiovascular e ao sistema imunitário podem estar relacionados com a quantidade de catequina - um fitonutriente da família dos polifenóis, com uma forte acção antioxidante - presente no matcha que, ao que tudo indica, é consideravelmente superior ao do tradicional chá verde. O consumo da folha inteira também pode apresentar efeitos positivos, como a presença de aminoácidos, sobretudo L- Teanina, que está associada à redução da ansiedade e do stress.

©️ Estúdio Cozinha

A MATCHA É TODA IGUAL?

Não, a matcha divide-se em três graus (cerimonial; premium ou convencional; culinária), mediante a época em que as folhas são apanhadas. Folhas mais jovens produzem matcha com mais qualidade, enquanto folhas mais velhas resultam numa matcha menos refinada. Isto reflete-se, sobretudo, no preço, sendo a matcha ceremonial bastante cara, enquanto a matcha culinária é mais acessível. Também os usos recomendados são diferentes para cada uma das três categorias aqui descritas.

Matcha cerimonial

Uso: Tradicionalmente utilizado em cerimónias de chá japonesas
Qualidade: Excelente. Feita a partir das folhas mais jovens da planta
Sabor: Suave, sedosa, levemente adocicada, sem amargor
Características: Verde vibrante, moído e muito fino
Uso recomendado: Puro, apenas com água quente, sem misturas

Matcha premium ou convencional

Uso: Dia a dia
Qualidade: Muito boa. Não tão refinada quanto a cerimonial
Sabor: Um pouco mais forte ou ligeiramente amarga
Características: Verde brilhante
Uso recomendado: Com água, leite ou em batidos

Matcha culinária

Uso: Receitas de comida e de bebidas
Qualidade: Boa. Feita a partir de folhas mais maduras e menos delicadas
Sabor: Mais amargo e menos refinado
Características: Verde mais opaco
Uso recomendado: Em culinária

COMO FAZER MATCHA EM CASA

Fazer matcha em casa é um processo rápido e simples. A maneira tradicional de fazer matcha convoca três acessórios japoneses - chashaku (colher medidora de bambu), chasen (batedor em bambu) e chawan (taça de cerâmica sem pega) -, que não são, no entanto, obrigatórios. Qualquer pessoa pode fazer matcha com os acessórios que já tem em casa.

©️ Estúdio Cozinha
Material necessário
  • Matcha
  • Água quente
  • Chashaku (ou uma colher)
  • Chasen (ou um batedor manual/elétrico)
  • Chawan (ou uma taça/caneca)
  • Peneira

©️ Estúdio Cozinha

Aquecer a água entre 70 e 80º graus (água fervida pode causar um sabor amargo). Peneirar 1 a 2 colheres de chá de matcha (2g) diretamente sobre a tigela para remover grumos. Adicionar cerca de 60 a 80 ml da água sobre o pó. Bater o matcha usando o batedor e fazendo o movimento de W, durante cerca de 20 segundos, ou até se formar espuma na superfície. Está pronto! Quem preferir, pode adicionar, nesta fase, leite, bebida vegetal, puré de fruta, xaropes, essências, enfim, o pretendido.

ONDE POSSO COMPRAR MATCHA?

Graças à sua popularidade é cada vez mais fácil comprar matcha, seja em cadeias de supermercados, como em lojas especializadas de chá. No entanto, convém sempre ler os rótulos para se perceber se está mesmo a comprar matcha e que tipo de matcha é.

Supermercados e lojas: El Corte Inglès, Continente, Auchan, Pingo Doce, Celeiro

Lojas especializadas: Chá Camélia, Tea Shop, Chás do Mundo, Rota das Índias, Mui Gourmet, Companhia Portugueza do Chá

Apenas online: Matcha & Co; MPL Beauty; Moya Matcha

ONDE BEBER MATCHA EM PORTUGAL

Braga

Nørdico Coffee Shop
Rua do Anjo, 90A, Braga

Porto

At Street.Coffee
Rua de Santa Teresa, 4, Porto

Combi (2)
Rua Morgado de Mateus, 29, Porto
R. Prof. Augusto Nobre, 451 A, Porto

Early
Rua do Rosário, 22, Porto

Época
Rua do Rosário, 22, Porto

Soma - Café & Cozinha
Rua Adolfo Casais Monteiro, 71, Porto

The Coffee
Rua do Rosário, 220, Porto

Matosinhos

Not So Vegan
Avenida Comendador Ferreira de Matos, 615, Matosinhos

The Coffee
Rua Roberto Ivens, 979, Matosinhos

Coimbra

Hey, Sunday
Avenida João das Regras, 62, Coimbra

Lisboa

Ele Ela Café
Rua Santos-O-Velho, 116 e 118, Lisboa

Comobå
Rua da Boavista, 90, Lisboa

Cotidiano (2)
Rua do Crucifixo, 2, Lisboa
Rua do Comércio 65

The Coffee (7)
Avenida da República, 51, Lisboa
Alameda dos Oceanos, 41Z, Lisboa
Calçada do Duque, 45, Lisboa
Rua dos Douradores, 96, Lisboa
Rua Francisco Metrass, 61, Lisboa
Rua de São Paulo, 81, Lisboa
Rua São Miguel, 87, Lisboa

The Folks (5)
Rua dos Sapateiros, 111, Lisboa
Rua São Tomé, 27, Lisboa
Rua das Pedras Negras, 7, Lisboa
Rua dos Bacalhoeiros, 113, Lisboa
Rua de São Bento, 51, Lisboa

ALBUFEIRA

Oh Là Latte
Hotel, Paraíso, Rua do Município, Albufeira

LAGOS

Coffee & Waves
Travessa do Cotovelo, 10, Lagos

Mais Artigos